segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hipermetropia de minha alma

Senhoras e senhores, chamo-lhes a atenção para minha mais recente constatação: Nossas almas possuem sérios problemas de visão.

Para terem uma ideia, descobri, estes dias mesmo, que a minha sofre de hipermetropia, mas não se alarmem: já há óculos disponíveis para todos os tipos de anomalias visuais de alma.

Há almas que são míopes e, este é o tipo mais comum. Estas conseguem enxergar perfeitamente tudo aquilo que está próximo delas: sua casa, seu trabalho, seu dinheiro, suas coisas, etc, no entanto, têm dificuldade ao tentar focar aquilo que se encontra em planos visuais mais distantes, como "o outro" e as questões relacionados a este outro, os problemas relacionados à sociedade e ao mundo.

Há almas que são hipermétropes. Estas conseguem visualizar com maior precisão aquilo que está distante, mas têm uma visão mais desfocada daquilo que está próximo, como a família, a casa, os amigos e, algumas vezes, até a si próprias. Isto faz com que acabem deixando passar alguns detalhes (ou muitos detalhes) em relação à estes.

Ainda há as almas daltônicas, que veem as situações de uma forma muito própria, mas um tanto quanto alterada e, que não conseguem enxergar da mesma forma que outros veem. Não que seja errado, muitas vezes estas são as grandes inovadoras, mas de vez em quando é interessante ver sob a ótica do outro.

Há ainda uma série de outros problemas oculares que atingem nossas almas, algumas possuem até mais de um deles. Isso tudo não significa que devemos nos desesperar, já que é completamente possível conseguir um bom par de óculos para cada um destes, porém estes óculos não podem ser comprados em nenhuma óptica: devem ser forjados dentro da gente, a partir do diagnóstico – construtivo – dado por quem está a nossa volta, mas que deve ser assinado por nós mesmos. As lentes são moldadas, cuidadosamente, por cada atitude nossa.

É importante sabermos ser um pouco míopes, um tanto hipermétropes, as vezes daltônicos, e até estrábicos – sim, há momentos que é fundamental conseguir enxergar a partir de duas visões simultaneamente –, mas é mais importante ainda tomar cuidado para não tentar enxergar tudo e, no fim, não ver nada.

Um comentário:

  1. Ah meu querido!!! em tempos de vista cansada, é preciso cultivar o que é bom - pra não virar cegueira crônica. Nesse mundo de cegueira generalizada, deveríamos ao menos aprender com aqueles que não veem nada com os olhos mas são capazes de tocar as almas. Você é desse tipinho raro: que vê além do que os olhos podem ver.

    Que bom ter olhos assim no mundo, viu!?

    ResponderExcluir