terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gente colorida

A gente tem essa mania de comparar.

A gente compara cada uma das cores do arco-íris e, se acha no direito de escolher a mais bonita e a mais feia.

Pergunto, então, aos adoradores de vermelho, se prefeririam ver uma única, grossa e arqueada faixa vermelha no céu, toda vez que fizesse chuva e depois sol.
.
É assim: Os pais comparam seus filhos. Os filhos comparam seus pais. O aluno compara os professores. O professor compara seus alunos. Comparamos até os amigos. É um daqueles ciclos intermináveis.

A gente compara, para dar exemplos. Quero ressaltar que exemplos são diferentes de comparações: O exemplo é algo que a gente percebe, sente, e toma para si, por conta própria. Ele é colocado delicadamente numa prateleira e, quando expostos a ele, a gente escolhe levar ou não conosco. A comparação é externa e grosseira. Chega como já se achasse muito verdade, se esfrega nas "fuças" do comparado, que fica exatamente assim: parado. O exemplo inspira a nos movimentar e a chegar mais longe.

Volto às cores. As cores estão bem longe de poderem ser comparadas, pelo simples fato de serem muito mais bonitas quando todas juntas e, é provável que só sejam bonitas juntas, por serem extremamente diferentes. Talvez pessoas também sejam assim.

Com-PARE. Obrigado.

4 comentários:

  1. Nos poucos momentos de tranquilidade que possuo ao longo do meu dia, é bom encontrar textos comos os seus, que falam de forma sutil sobre verdades das quais muitas vezes nos passam dispercebidas.
    Gostei muito de ses posts, irei passar mais vezes por aqui!.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Esse discurso sobre as cores parece bonito, mas me soa fortemente como diferença...

    As cores não exitem!


    Pensar de forma diversa, é dar razão aos nazistas e demais da cia...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto... Pq complicamos tantas coisas se certas coisas são tão simples de se entender... Bom texto..Bjos de saudades!

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse texto em especial, coisas tão obvias mas que poucas pessoas tem a sensibilidade de notar.
    Fuuii

    ResponderExcluir