sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Abraço

De todos os gestos que o ser humano dispõe para demonstrar afeto, amizade e amor, o abraço é o que o faz de maneira mais plena.

No entanto, em toda a minha vida, só encontrei um único lugar, onde os abraços realmente cumpriam este papel. Lá o abraço era a troco de nada, ou a troco de tudo: acontecia não só por uma comemoração, ou um consolo, mas pela simples vontade de abraçar. De colar o teu coração ao coração de outra pessoa e desfrutar deste momento.

O abraço acontecia. Note que uso o verbo “acontecer”, isso mesmo, como se abraçar fosse um fenômeno. Não uso o verbo dar, ou receber para o fenômeno abraço, pois assim se individualiza um gesto, que não pode ser praticado por um só.

Recentemente pude experienciar uma grande troca de abraços, fora deste lugar mágico. Acontece que foi como geralmente é, quando isso ocorre, era a preço de uma tragédia. Mas todo mundo se abraçava. Recebi abraço forte de gente que jamais havia recebido, embora fossem pessoas que significassem muito para mim. Sei que muitos ali sentiram o mesmo.

O problema é que quando a gente tenta levar isso para fora, tem gente que acha estranho, esquisito... Ora! Seria, agora, o ato abraçar atentado ao pudor!?

Quero abraço de verdade! No amigo, na amiga, no tio, no primo de sétimo grau e até no desconhecido. Mas não me venha com abraço de tapinha nas costas, de sorriso amarelo!

Quero abraço que gruda alma com alma, que não dure menos de trinta segundos. Abraço que abraça, dá uma respiração profunda e, você sente o Tum-tum do peito da outra pessoa no Tum-tum do seu, tocando juntos, nesta percussão coronária, uma música que embala os mais puros sentimentos.

6 comentários:

  1. " quero abraço que gruda alma com alma " Amei isso!
    Nossa, surpresa boa essa. Você escreve muitíssimo bem!!!
    Fico feliz que tenha se impolgado com a criação do Blog, e espero que realmente o alimente (como você mesmo me disse) diariamente.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! Lindas palavras de um jovem inteligente e sonhador... Parabéns pelo Blog, vc é uma raridade nesse mundo e realidade em que vivemos hoje em nossa cultura!

    ResponderExcluir
  3. Fantááástico filho!! Me dê um abraço daqueles que só vc sabe!!! Te amooo!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto. Parabéns. Deu até vontade de um abraço acontecer comigo...

    ResponderExcluir