quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ao pé do Ouvido

Antes de começar, note que Ouvido, aqui, é substantivo: a parte responsável pelo sentido da audição, por isso o “O” fica assim, bem bitelo. Quando “ouvido” com o “o” miudinho, aí sim, é verbo: o ato de ouvir.

Pronto! Explicadas as diferenças, despejo as letras.

Todo mundo quer ser ouvido, mas ninguém quer ser Ouvido!

Normalmente isto se dilui por entre as conversas, mas um olhar mais minucioso percebe, claramente, a guerra que se trava nos diálogos, ao tentar conquistar, por mais tempo, a escuta do companheiro. No entanto, têm aqueles dias em que tudo que você precisa é vomitar todas as palavras, só que não encontra Ouvido.

Ser Ouvido não é dom. Cerrar os lábios e ouvir por alguns instantes é permitir-se conhecer o íntimo daquele, que se abre com você. É massagear de dentro para fora.

“Ah, eu também já passei por isso...” e ir emendando uma história lá de trás, não é ser Ouvido. Embora seja uma tentativa de parecer empático, shhh! É o momento do outro ser escutado.

Já dizia o ditado, que se conselho fosse bom, não seria de graça. Dar conselho é se imaginar na situação do outro e, dizer aquilo que você faria. Não é você e você não está lá. Por mais que tenha passado por algo muito semelhante, independente de você ter 15, 35 ou 60 anos, dar conselho não é ser Ouvido.

Expresse compreensão, pergunte com cuidado, questione. Aquilo que o outro compartilha com você começará a fazer eco dentro dele mesmo e, as respostas brotam da fonte mais confiável: de dentro de quem precisa delas.

Se as pessoas fossem mais ouvidas, ninguém precisaria de terapia. Já seria suficientemente terapêutico viver, se todo mundo fosse Ouvido/ouvido.

3 comentários:

  1. Oi Gabriel!!
    Parabéns pelo seu texto! Primeira vez que entro aqui e primeiro texto que eu li! Achei ótimo! Uma ótima reflexão que me fez pensar sobre mim mesma!!
    vou visitar mais vezes!
    Um beijo, Juliana (amiga do Ivan)

    ResponderExcluir
  2. Você não tem e-mail para contato ? coloque em algum lugar do blog ... ^^

    ResponderExcluir